Problemas em não atualizar e/ou notificar as movimentações das encomendas ocorrem principalmente em dispositivos Xiaomi, pois o gerenciador de bateria/energia destes dispositivos funciona de forma agressiva (não necessariamente eficiente), finalizando processos e tarefas indiscriminadamente. Seguem algumas etapas a serem verificadas para que essa interferência ocorra em menor frequência.

Toque sobre o icone do App e segure até aparecer um menu de opções. Selecione “Info. do App”. Abrirá uma tela com diversas opções do aplicativo:
  • Ative “Início Automático”.
  • Em “Economia de Bateria”, ative “Nenhuma Restrição”.
Volte para a tela inicial do dispositivo e abra o “Rastreador”:
  • Selecione “Configurações” no menu lateral do App.
  • Toque em “VERIFICAR CONFIGURAÇÕES DE BATERIA” e permita a execução do App em segundo plano, se solicitado.

Toque no botão Menu do dispositivo (botão esquerdo na parte inferior da tela) ou efetue o gesto para exibir a lista de Apps recentes (arraste de baixo para cima e segure), e visualizará uma tela similar a esta:
Lista de Apps Recentes
Note que não há um cadeado ao lado de “Rastreador” na imagem acima. Isso indica que o sistema finalizará o app e suas tarefas quando a lista de Apps (ícone X na parte inferior), seja de forma manual pelo usuário, ou automatizado pelo sistema (limpeza de cache). Toque e segure sobre “Rastreador”. A tela agora será similar a esta:
Toque sobre o ícone Cadeado. Após isso, um cadeado permanecerá ao lado de “Rastreador”, como na imagem abaixo:

Isso manterá o App à salvo de limpezas manuais usando o botão X (parte inferior desta mesma tela) ou pelo sistema (limpeza automática de cache).

Observações:

Nunca feche o App por esta, tela arrastando ele para os lados/cima, pois isso o finalizará e poderá cancelar a tarefa de atualização.

Entrar manualmente no App fará com que ele atualize as encomendas manualmente, e assim poderão ocorrer notificações de encomendas que a tarefa em segundo plano não teve tempo hábil de atualizar antes da atualização manual ocorrida.

A grande maioria das transportadoras não atualizam o sistema em tempo real, podendo desta forma, efetuar o lançamentos das movimentações com data/hora retroativa, ou mesmo posterior ao ocorrido.